Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Jequiá da Praia decreta situação de emergência por avanço do mar

No local, além de imóves, o risco também sobrecai para a principal via de acesso ao povoado Lagoa Azeda


				
					Jequiá da Praia decreta situação de emergência por avanço do mar
O risco também sobrecai para a principal via de acesso ao povoado Lagoa Azeda.. TV Gazeta

A Prefeitura de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, decretou situação de emergência por causa do avanço do mar. São 150 metros de costa ameçados pela erosão causada pela força da maré. Um decreto foi publicado nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial dos Municípios.

No local, além de imóves que ficam próximos ao mar, o risco também sobrecai para a principal via de acesso ao povoado Lagoa Azeda, local onde está sendo afetado pelo fenômeno.

Leia também

Alguns moradores, inclusive, já precisaram sair de casas à beira de falésias por riscos de desmoronamento.

O Decreto foi publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios destaca que o fenômeno pode comprometer a infraestrutura com a erosão de estradas e contenções que facilitam o avanço do mar e a destruição de imóveis publicos e privados.

A principal via de acesso faz parte do trecho ameaçado pelo avanço do mar. “Tem a escola municipal Eutíquio Quintela, que tem 35 funcionários e 112 alunos que estão sempre passando pela via e fora o cemitério do povoado. Então tem uma grande população que passa por essa região e tem esse risco diário. Se não for feita agora, essa contenção de erosão vai se agravar mais”, afirma o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luiz Antônio Gomes.

Nesta terça-feira (30), equipes da Defesa Civil do Estado vão à cidade para analisar a situação.

“A gente faz toda a parte de aporte ao município inerente ao pedido de reconhecimento federal. A situação foi decretada pelo município, vai ser encaminhado via sistema integrado de desastre para que ocorra o reconhecimento pelo ente federativo e assim a gente possa tomar as medidas não só por restabelecimento, mas sim para a reconstrução de um muro de arrimo para fazer a proteção e consiga permanecer o acesso a via", afirma o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, Rômulo Guedes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas