Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Paulo e Pacheco discutem projetos de redução de dívidas dos estados

Ele se encontrou com o presidente do Senado e governadores do Nordeste


				
					Paulo e Pacheco discutem projetos de redução de dívidas dos estados
Eles pediram celeridade na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que amplia a participação dos estados no Orçamento da União.. Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas esteve, nesta terça-feira (23), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), em Brasília. O objetivo foi, junto com outros governadores do Nordeste, discutir propostas e medidas para reduzir as dívidas dos estados e dar tratamento isonômico aos entes da federação.

No encontro, eles pediram celeridade na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que amplia a participação dos estados no Orçamento da União.

Leia também

A PEC 51/2019 aumenta para 4,5 pontos percentuais o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). Com essa medida, a parcela dos estados saltaria dos atuais 21,5% para 26%.

Segundo Paulo Dantas, a proposta quer também redistribuir a maior parcela dos impostos sobre renda e produtos industrializados para os estados menos desenvolvidos. De acordo com o gestor, o objetivo é promover "maior igualdade fiscal entre as unidades federativas".

“É a garantia de mais saúde financeira para Alagoas continuar investindo e gerando empregos, e seguir melhorando seus índices socioeconômicos”, declarou Paulo Dantas.

Uma carta de intenções assinada por todos os governadores que compõem o Consórcio Nordeste foi entregue ao presidente do Senado.

Outro pleito dos governadores do Nordeste é a PEC 66/2023, que discute a inclusão dos Estados na reestruturação dos parcelamentos previdenciários e na limitação dos pagamentos de precatórios. Atualmente, o texto em discussão prevê parcelamento apenas para os municípios.

Por fim, os governadores também falaram da preocupação com a compensação prevista na Lei Complementar 201/2023 para o exercício fiscal de 2024. Para garantir isso, os governadores nordestinos sugerem alterar dispositivos dessa lei, permitindo aos estados comprovar gastos em investimentos como forma de cumprir as obrigações legais.

A reunião com o presidente do Senado também contou com participação dos senadores Cid Gomes (PSB/CE) e Jaques Wagner (PT/BA), além de secretários da Fazenda dos estados do Nordeste.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas